Um dos animes mais esperados da temporada de Janeiro de 2023, NieR:Automata é uma adaptação de um jogo muito querido e apreciado. A história acompanha um futuro onde no ano 5012 a humanidade se viu obrigada a abandonar a Terra após uma invasão de máquinas vindas de outro mundo, as Machine Lifeforms. Um pequeno grupo de sobreviventes humanos se refugiaram na Lua para preparar um contra-ataque usando androides para recapturar a Terra, androides especializados em combates e outros tipos de operações. O problema é que a guerra chega a um impasse sem vitórias significativas, já que as formas de vida mecânicas continuam se multiplicando infinitamente.
Essa história acompanha os soldados androides YoRHa, mais especificamente, 2B e 9S. Esses androides acabam se envolvendo em várias situações inesperadas e sempre vão desenterrando eventos do passado e segredos.
Primeiras Impressões e Críticas
O anime está sendo produzido pelo estúdio A-1 Pictures, um grande estúdio que foi responsável pela produção de diversos animes famosos e queridos como Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso, Kaguya-sama e Lycoris Recoil.
Infelizmente, esse estúdio não está se saindo bem com os animes de tema Mecha (robôs), isso se comprova com o anime 86, um anime excelente e incrível, faz parte dos meus favoritos, mas fez o uso de CG para os robôs, o que foi muito ruim e fez perder alguns fãs. Outro fator ruim foi o fato de terem dividido a segunda temporada, com os dois episódios finais sendo lançados ao público dois mêses após os dez primeiros episódios.
Agora, NieR é um anime que infelizmente já começou com algumas críticas negativas e até mesmo pesadas, com alguns fãs do jogo reclamando do fato de o anime parecer estar copiando cenas chaves, comparando a um Ctrl+c Ctrl+v. Bem, sobre isso, na minha opinião, é uma crítica até sem muito sentido, afinal é uma adaptação de um jogo, assim como adaptações de mangás e light novels, era de se esperar que esse anime estivesse idêntico ao jogo e não vejo motivos para se criticar isso, afinal é o que torna o anime mais fiel ao original.
Outra crítica que foi realmente pesada (e com razão para tal) foi a animação. Com os trailers do anime era esperado que a animação fosse incrível, mas a realidade foi cruel, graças ao excesso de um CG bem ruim.
O uso de CG é bem comum para diversos animes, filmes, séries e é comum que diversas produções a utilizem, já que é uma maneira muito mais fácil, simples e excelente para se ter uma produção mais rápida e em custo mais baixo, o problema é que os animadores tentaram acelerar e economizar tanto que chegou ao resultado de ter um CG bem ruim.
Houveram cenas ótimas também, mesmo algumas com o CG ainda tiveram cenas aceitáveis e que até fez lembrar um pouco as animações comuns em jogos de ação.
A partir do segundo episódio, a animação da obra já ficou muito melhor, já que houve um certo abandono de CG e se concentrou o uso da animação 2D. Ainda houve o uso do CG, mas pelo menos ficou melhor que o utilizado no primeiro episódio. Isso meio que já era esperado, já que ao receber tantas críticas negativas, o estúdio deveria no mínimo voltar atrás e consertar aquilo que não agradaria os fãs.
O segundo episódio começou menos focado nos androides YoRHa, mas explicou bem o que aconteceu no passado e mostrou o ponto ao qual a humanidade chegou, inclusive seria uma ótima explicação para se ter no primeiro episódio e não para o segundo.
Esse episódio também focou mais nos robôs invasores, especificamente em suas evoluções, onde vimos um deles aprendendo e sendo influenciado por livros humanos e por uma flor de marca páginas.
O robô começa a plantar flores e, graças a novos robôs que se juntam a ele, começa a surgir campos cheios de flores e animais (foi fofinho, até vir vários outros destruindo tudo e nosso robozinho sendo destruído enquanto olhava para uma flor, ai foi triste).
Também foi possível notar que os humanos que permaneceram na Terra formaram uma resistência e estão lutando diariamente contra os invasores e esperam ajuda dos humanos que se refugiaram fora da Terra, mas alguns não nutrem esperanças com isso e acreditam até que foram abandonados.
No terceiro episódio já estamos começando a ver os fatos ocultos do passado, que há mais robôs calmos como os vistos no segundo episódio e uma nova máquina super forte e resistente, bem difícil de eliminar, pois do nada ele meteu uma de Orochimaru.
Pessoalmente
Acredito que esse anime estará na lista de melhores animes dessa temporada e do ano, mesmo que esteja faltando algumas melhorias, como usar apenas a animação 2D ou ao menos melhorar o CG. Fazer um melhor uso de músicas de fundo, que não são ruins e até combinam com o tema, mas acho que seria mais interessante se tivesse algumas melhores.
Músicas
A música de abertura é incrível e combina com o anime. A música é da cantora Aimer, uma cantora que está sendo a responsável por diversas músicas para animes, como Vinland Saga e Kimetsu no Yaiba.
Já a música de encerramento ficou responsável pela banda Amazarashi, uma banda incrível e que também já fez parte da produção de músicas para o jogo NieR:Automata em 2017. Também foi a responsável pelos temas de abertura e encerramentos de diversos animes como o anime 86, Boku no Hero e Dororo.
Uma Notícia Ruim
É provável que este anime não continue a ser produzido ainda nessa temporada, pois o anime está temporariamente adiado. Segundo a Aniplex, o adiamento é devido a pandemia de COVID-19, com o aumento de casos do vírus entre os funcionários da empresa.
Espero que eles se recuperem bem e respeito que é necessário um tempo para que voltem ao trabalho. Mesmo que inicialmente seja ruim para o anime, acredito que isso possa ser bom, afinal o estúdio pode aproveitar esse tempo a mais para fazer melhorias no anime.
Humildemente escrito por XXVBam.