HQs

As HQs ou histórias em quadrinhos, são uma dos principais conteúdos do mundo Nerd. Os primeiros registros das HQs como conhecemos surgiu ao fim do século XIX, quando Richard Outcalt escrevia e ilustrava a história de um garoto que vivia no gueto de Nova York, vestindo um pijama amarelo (“The Yellow Kid”). No fim do século XX os quadrinhos ganharam força, sendo mais dedicados ao humor.

 Em 1930 surgiu o primeiro super-herói: Superman. Trajado com seu uniforme azul e vermelho, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Conta a história de um homem que veio refugiado para a terra, após uma guerra destruir seu planeta Krypton. Crescendo em meio a humanos teve que se acostumar ao nosso modo de vida e trabalha como repórter em um jornal, escondendo sua identidade de super herói.

Só após o fim da segunda guerra (1945-1991) que surgiram super heróis como Capitão América, Batman e Mulher Maravilha.

Hoje temos grandes empresas que levam as nossas amadas HQs e Heróis a frente, como Marvel e Dc.

O ilustrador de HQs

Ser um ilustrador é um trabalho complicado, que exige comprometimento e esforço. O profissional precisa dominar bem o lápis, e as ferramentas digitais. Ter um bom portfólio e formação. A maioria das empresas trabalham como uma linha de produção, onde cada profissional fica responsável por uma área, desenhar, colorir, revisar e finalizar o processo.

(Stan-Lee)

Mangás

 

O termo Mangá surgiu em 1814, com os Hokusai Mangás (“Esboços de Hokusai”, coleção de esboços dos vários temas do artista japonês Hokusai.)

Apenas em 1947, Osamu Tezuka, com Shin Takarajima( “A Nova Ilha do Tesouro”) trouxe as características que conhecemos hoje, com expressões faciais marcantes, que transmitem mais impacto emocional ao leitor e onomatopeias (figura de linguagem que reproduz palavras que imitam os sons, seja de objeto, pessoa ou ação.)

O gênio Osamu Tezuka, também foi o responsável por outras obras famosas como Astroboy de 1963, que mais tarde viria a ser a primeira série animada (Anime) a passar nas Telonas do país do Sol Nascente.

As obras são feitas para todo tipo de público de qualquer idade. Como Kodomos para o público infantil, Shounen para meninos de 12 a 18 anos, Shoujo para garotas de 12 a 18 anos, Seinen que aborda o público de 20 anos a mais velhos, Hentais ilustrações eróticas (que eu sei que vocês conhecem bem), Ecchi a versão soft do anterior; e muitos outros.

Com cada vez mais adeptos a leitura dos mangás, e o peso que eles tem em nossos corações o mercado japonês só tende a crescer e mesmo em épocas de crise ele teve um crescimento de 10%. Os dados foram fornecidos pela National Publishing Association e Publishing Science Institute, Revelando que o aumento de 10,3 % deixou o mercado avaliado em 675,9 bilhões de ienes. A pesquisa revelaram também que em 2021 os Mangás ocuparam 40,4% do mercado editorial geral. Além do crescimento de 20,3% das vendas digitais.

Mangakás

Mangakás são os autores de mangás. O profissional leva extremamente a sério o seu trabalho, tentando alcançar o máximo o melhor trabalho possível. O dia a dia de trabalho é cansativo e com pouco tempo de sono, alguns dormem 8 ou menos horas por dia, e cada página leva em torno de 2 dias para ser produzida, caso o profissional não tenha uma equipe a disposição. Como trabalho eles precisam escrever o roteiro, fazer as ilustrações e cumprir com os prazos corridos para as publicações. Ainda assim é um trabalho que se orgulham, nós trazendo ensinamentos, tramas envolventes.

Quem quiser ver mais sobre a vida dos mangakás, pode ver mais no anime Bakuman, de Tsugumi Ohba. O anime retrata a vida de dois jovens aspirantes a mangakás, escrevendo mangás, tendo que cumprir prazos e várias coisas que nos fazem rir e admirar ainda mais esses profissionais.

(Bakuman-Obra de Tsugumi Ohba)

                                                                                                                            Artigo escrito por Spartan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *