O primeiro desenho animado surgiu na França feito por Émile Reynaud, criador do praxinoscópio, um sistema de animação que utilizava uma tela e eram necessário centenas de desenhos para gerar apenas 15 minutos de filme. Apesar da criaçao de Reynaud fazer muito sucessos, levou um bom tempo até que as animações fossem adaptadas para a indústria cinematográfica.
Já o primeiro desenho animado moderno pode ter sido Fanstasmagorie, também do francês Émile Cohl, em 17 de agosto de 1908 no “Théâtre du Gymnase” em Paris. Após isso Émile Cohl espalhou sua técnica pelos Estados Unidos.
Apenas em 1932 surgiu o primeiro curta- metragem colorido, Flower and trees. Inicialmente com o projeto em preto e branco, até que Walt Disney visse o projeto onde o curta aparecia em tiras de três cores de Hebert Kalmus. Decidido que o projeto seria o teste perfeito para o processo, ele desfez o projeto preto e branco e o refez em cores. O projeto então foi um sucesso comercial, de críticas, trazendo o primeiro oscar de curta metragem de animação.
Alguns exemplos de animação
Tradicional:
Existem diversas formas de animação o mais tradicional se trata da utilização de papel onde o criador faz os desenhos e após finalizar todos os detalhes do desenho é possível fotografar ou os digitalizar por meio de um scanner.
Normalmente as animações tradicionais possuem 24 frames por segundo. Usada em cinema e a maioria das produções para televisão.
2D:
Desenho bidimensional, ou seja é um desenho plano e sem profundidade, onde os movimentos são horizontais e verticais. Muito usado na maioria das animações como animes, filmes animados e jogos.
Street fighter 2 Hiroshi Matsumoto, Takashi Nishiyama e Yoshiki Okamoto
3D:
O 3D se dá ao uso de computação, efeitos e softwares especializados para resultar em cenários e personagens cada vez mais realistas.
Como resultado da parceria entre Disney e Pixar, surgiu Toy Story. Em novembro de 1995, a primeira animação completamente computadorizada.
Cada vez mais utilizado graças a essa capacidade de trazer o realismo. É muito utilizado em filmes e jogos.
Como o nome já diz movimento parado, é uma técnica que consiste em várias fotografias, tiradas de em sequência de quadro a quadro de um objeto ou pessoa para dar a impressão de movimento.
Em muitos projetos são usados bonecos feitos de massinhas.
É um processo longo e trabalhoso, que requer máximo cuidado e dedicação. Ao tirar várias fotos em sequência dos da cena, gera a impressão de movimento e da vida a cena.
Wallace e Gromit de Nick Park
Escrito por Spartan