Boa noite meus caros Watsons, como um grande admirador das obras de Sir Arthur Conan Doyle hoje iremos falar sobre seu maior personagem Sherlock Holmes.
Todos já ouviram o nome do maior detetive da literatura de todos os tempos, seja na escola ou por algum outro acaso. Mas vocês já se perguntaram como surgiu esse ilustre e complexo personagem? e sobre seus métodos?
Como surgiu?
De certa forma o personagem existiu, não, não Sherlock Holmes, mas Joseph Bell um cirurgião que deu aula a Doyle na Universidade de Edimburgo no final do século 19. De acordo com Doyle seu professor era uma pessoa muito observadora o que fez surgir o então chamado ”pensamento dedutivo”. Ele costumava avaliar seus pacientes e dar um diagnóstico baseado em um método dedutivo, tentando decifrar pistas que pudessem trazer informações sobre eles.
Tal pensamento impressionava tanto Doyle e a turma, que o escritor jamais esqueceu Bell e isso serviu para criar o nosso ilustre Detetive com pensamento rápido e certeiro.
Vale a pena ler Sherlock Holmes?
Se você é fã de mistério as obras de Sir Arthur Conan Doyle são quase uma leitura obrigatória. O escritor consegue entregar uma trama que toma sua atenção e te faz tentar resolver o mistério junto com Sherlock, e se surpreender com cada desdobrar da historia e novas pistas, o raciocínio dedutivo do personagem é incrível, e no final de cada caso ele consegue encaixar todas as provas e mostrar como chegou a solução do caso sem inventar coisas mirabolantes demais ou que fugissem da historia só para apresentar um personagem que sempre acerta. Pelo contrario Doyle consegue fazer Sherlock conectar as pistas de forma clara e lógica como se aquilo sempre estivesse óbvio e você consegue ver a logica no pensamento e por um momento dizer ”Real como eu não pensei nisso?”.
Como Sherlock desvenda seus casos? Isso realmente funciona ou é um super poder imaginário?
Bom meus caros, Sherlock nada mais usa que pensamento dedutivo e uma extrema atenção em tudo e todos ao seu redor.
Isso quer dizer que sim, o poder de Sherlock é uma super atenção. Mas não é só isso
Em uma das conversas entre Watson e Sherlock, Holmes pergunta a Watson quantos degraus tem da porta de entrada do apartamento até o andar deles, Watson não consegue responder exatamente. Holmes então diz exatamente quantos degraus tem e completa dizendo que ver é diferente de observar, Watson mesmo subindo fazendo aquele caminho diariamente nunca observou seu caminho.
Ou seja observar é não só ver o que está adiante dos seus olhos mas memorizar aquilo que está vendo com o máximo de informação e riqueza de detalhes possível.
Uma outra peculiaridade apresentada por Sherlock é saber o mínimo de informações e achismos sobre uma cena possível. Sherlock argumenta que quanto mais achismos tiver mais enganado ele estará, ele cria suas teorias no que observa nas cenas, e tenta não se levar por hipóteses que não são fundadas.
Sherlock usa um método onde após juntar todas suas provas ele põe tudo a prova, descartando o que considera impossível então..
”Quando você elimina o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade”
Sherlock Holmes
Ordem de Leitura das obras
A maioria de vocês que querem começar a ler as obras ou até mesmo os que já leram como eu simplesmente lia aqueles que achávamos nas bibliotecas da escola sem saber qual era a ordem correta dos livros, ou mesmo se tinha uma ordem. Bom, isso não afetava muito a leitura pois cada livro era um mistério diferente e raramente se conectavam um ao outro além de leves menções. Mas sim existe uma ordem correta de leitura e aqui listarei os principais.
Os 4 Romances
Um estudo em vermelho é o primeiro dos 4 da serie de Romance, com um dos casos mais legais.
Nesta obra Watson conhece Sherlock ao procurar um lugar para morar após voltar de seu trabalho como médico na guerra, com traumas e cansado de experiências assustadoras Nosso querido locutor acompanha Sherlock em um caso misterioso, onde um corpo é encontrado em uma casa abandonada e apesar das marcas de sangue no lugar o corpo não possuía uma marca sequer e a maior pista era uma escrita feita no chao de madeira deixada pela vitima ”Rache”.
O Signo Dos Quatro é o segundo
O signo dos quatro”, conta a história de uma personagem chamada Mary Morstan, que busca a ajuda do detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson para descobrir a verdade que se escondia por trás da morte de seu pai, que ocorrera uma década antes.
O Cão dos Baskerville a terceira obra
conta a história da família Baskerville, que era possuidora de um passado um tanto quanto obscuro.
As pessoas da época diziam que essa família era assombrada por um terrível cão diabólico, que foi responsável pela morte de Hugo Baskerville, dono do solar em que a família morava durante a guerra civil.
Desde então, esse cão assassinava todos os membros da família que tivessem a ousadia de colocar os pés no solar.
O detetive Sherlock Holmes é então contratado para desvendar o mistério do cão que matava os membros da família que desejavam morar no solar.
Holmes deve utilizar de toda sua inteligência e perspicácia para solucionar o caso antes que o lendário e temível cão tire a vida do mais novo morador do solar, Sir Henry Baskerville.
Finalmente o 4 e ultimo Livro da serie de Romances
O Vale Do Medo
Neste livro, Sherlock Holmes chega a Scotland Yard para ajudar os policiais a desvendarem um dos crimes que pareciam não ter solução.
Um homem foi encontrado morto por um tiro em uma casa antiga que era cercada por um fosso.
A única entrada possível na casa era por uma ponte levadiça que aparentemente estaria levantada na hora do assassinato.
A polícia achava curioso o fato de que nenhum vizinho tenha escutado o tiro que ceifou a vida do pobre homem.
Além dos 4 Romances a serie conta também com muitos Contos somando no total de 60 para a obra
Vale citar
As Aventuras de sherlock Holmes com 12 contos
As Memórias de Sherlock Holmes
Com mais 12 contos
As Historias De Sherlock Holmes
Encerrando a coletânea de Historias do nosso querido detetive com 12 historias para encerrar da melhor forma.
Vale Lembrar também Sherlock possui muitas obras no cinema como As Aventuras de Sherlock Holmes de 1984
O seriado Sherlock trazendo uma versão mais atual do personagem, com o Ator Benedict Cumberbatch estrelando perfeitamente Sherlock e Martin Freeman como Dr. Watson.
Mesmo com o tema atual, ambos conseguem trazer os personagens a vida, e encaixar a atualidade com os temas dos romances de Sir Arthur Connan Doyle.
E claro que não podia faltar a serie de filmes de Sherlock com Robert Downey Jr como Sherlock e Jude Law como Dr.Watson.
Um dos filmes que com certeza você precisa adicionar a sua lista de filmes para ver e se divertir com o Brilhante Sherlock de Robert Downey Jr.
É isso por hoje meus Caros, se gostarem trago mais temas como esse, ou quem sabe aprofundarmos mais nas obras e ensinamentos Sherlockianos.
Escrito por Spartan