Inventada em 1930, a dublagem surgiu para trazer vida aos filmes. Ao que até então era preto e branco, mudo e mesmo que alguns apresentassem legenda, apenas em 1925 começaram a aparecer sons as filmagens o que revolucionou o mercado audiovisual. Apenas em 1930 com Jacob Karol que a dublagem realmente começou sua história.
Jacob Karol e Edwin Hopkins criaram um sistema que substituía as falas originais por outras gravadas. Com isso surgiu “The Flyer”, o primeiro filme a ser dublado no mundo.
O que trouxe grandes benefícios como, a melhora da qualidade de som dos filmes, graças ao feito de conseguir sincronizar voz e imagem ao mesmo tempo e a o fato de que agora o filme poderia ser adaptado para as diversas linguagens do mundo.
Vale notar que com os equipamentos da época era complicado captar e sincronizar a voz, sons de fundo e imagem.
Já no Brasil a dublagem só chegou em 1938. Quando os cantores Dalva de Oliveira e Carlos Galhardo foram convidados a darem vozes aos personagens do filme “Branca de Neve e os Sete anões”.
O Dublador
Ser um dublador exige comprometimento, e até mesmo estudo. O dublador não chega no estúdio e simplesmente lê o script com suas falas e vai embora. Dublar exige que você se torne o personagem, que coloque sentimentos em cada fala pois se está vivendo o momento. Então muitos profissionais passam por uma escola de teatro e dublagem para dominar as diversas habilidades como, dominar a voz, respiração, dicçao, sincronismo.
Dublar é um mercado que está em alta no Brasil, entre os meses de julho de 2021 e Junho de 2022, com um aumento de 89,74% nas contratações formais com carteira assinada, pesquisa feita pelo Salario.com.br junto a dados salariais do novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
As Gravações
Normalmente os profissionais recebem o script com suas falas algumas horas antes de iniciar o trabalho. As produções chegam sem som algum ao estúdio e ao assistir as cenas em um monitor, escutando o áudio original, enquanto vai gravando. O áudio é captado e gravado pelo operador de som que é auxiliado por um diretor. Logo após os acertos e adaptações, são incluídos as trilhas sonoras e efeitos de som, após o trabalho estar pronto e conferido ele é gravado em uma mídia que é enviada para ao cliente do estúdio, seja estúdios de televisão ou distribuidora de filmes.
Escrito por Spartan