Quem ai não tem um pouco de Nerd em si? A Cada dia essa expressão ganha mais força e mais adeptos. Com cada vez mais filmes, series e jogos sendo lançados, essa cultura vai ganhando um espacinho no coração das pessoas. Então bora ver como surgiu essa história.

A expressão Nerd, surgiu inicialmente em 1951 em um artigo da revista Newsweek. Usada para se referir a “Uma pessoa, especialmente um homem, que não é atraente e é estranho ou socialmente constrangedor”.

Várias teorias tentam explicar a origem dessa expressão, porém a mais aceita vem do laboratório de tecnologia da empresa canadense Northen Eletric, Nortel. Esse departamento era formado por engenheiros, técnicos e pesquisadores muito inteligentes e dedicados ao trabalho, que passavam o dia e noite dedicado em análises e programas, e muito zoados por seus colegas de outras áreas por serem inteligentes mas desajeitados socialmente. Daí surge o nome em inglês de tal departamento “Nothern Eletric Research e Devopmente” ou NERD.

Desde que a expressão se popularizou junto dos computadores nos anos 90, ela foi usada como termo pejorativo, com a finalidade de se referir a pessoas Inteligentes mas que não se davam bem socialmente, muitas vezes tais pessoas eram alvo de bullying e brincadeiras de mal gosto.

Com essa popularização, o Nerd começou a ser retratado em várias obras, como filmes e séries. Normalmente descrevendo o personagem como esquisito, a cima do peso ou magro demais, com espinhas, sendo alvo de bullying dos esportistas, ou pior usando suspensório por cima da blusa e óculos com lentes grossas.

Por muito tempo as pessoas tinham vergonha de serem chamados de Nerds. Demorou até essa cultura ser aceita. Com a popularização de filmes de super heróis, jogos, e até animes, fomos ganhando cada vez mais espaço, e a expressão foi ganhando um significado bom e a valorização que merece.

Vocês sabiam que temos uma data só nossa? Dia 25 de Maio é oficialmente O Dia do Orgulho Nerd. Um dia em que podemos mostrar o melhor do nosso universo.

A cada dia esse preconceito vem sendo desfeito, e as pessoas vem conhecendo mais sobre a nossa cultura. O que era motivo de vergonha, finalmente pode ser motivo de orgulho, algo para curtir e compartilhar com os amigos e com a família.

É uma cultura muito divertida e inclusiva onde todos podem curtir da sua forma e achar amigos com os quais se identifica, seja vendo filmes e series, lendo ou jogando. Cada um tem seu espaço e o importante e curtir da sua forma.

Escrito por Spartan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *