O anime é um gênero de animação muito popular pelo mundo inteiro e está ganhando ainda mais força e popularidade atualmente, e o maior produtor de anime é o próprio Japão, o lugar onde o estilo surgiu e esse estilo de animação é considerado até como um tesouro cultural por vários japoneses. Porém, mesmo sendo detentor de 99% das produções, o Japão pode correr o risco de perder seu pódio de popularidade no futuro, assim como dito por Masao Maruyama, o fundador do estúdio MAPPA.

Há poucos dias em uma entrevista, Maruyama estava um pouco apreensivo sobre como a China tem tido um grande avanço na área da produção de anime, além da aceitação do público pelas produções chinesas que está se tornando ainda maior.

Ao falar a palavra “anime”, muitas pessoas logo se lembram do Japão, afinal o anime passou a ser um símbolo da cultura japonesa, e é óbvio que a produção dessas animações passaram a ser um fator importante para a economia do país. Agora imagina como os japoneses se sentem ao ver que a China está ganhando força e crescendo com suas animações. Embora eles ainda não tenham a mesma relevância que as produtoras japonesas, o futuro é incerto e por isso alguns produtores como Maruyama sentem que no futuro, esse crescimento pode afetar essa indústria do entretenimento japonês.

Mas e o motivo pelo crescimento da popularidade chinesa sobre a tradicional japonesa?

Durante a entrevista, Maruyama chamou a atenção sobre a ideia praticamente conservadora que muitos estúdios parecem ter sobre a dependência de comercializar os animes e chamar a atenção do público através do apelo por personagens femininas fofas e temas repetitivos. Esses problemas se tornam ainda piores quando ganham base para criarem estereótipos e dizer que os animes só possuem essas características.

Um exemplo de que os animes estão se tornando clichés é o fato dessa temporada de Abril de 2023 ter vários títulos do tema Isekai e Ecchi, traduzindo, o primeiro já é super repetitivo e pode até impedir o desenvolvimento de possíveis novos talentos, já o segundo é um tema que apela muito por personagens femininas consideradas fofas e até sensuais.

Os chineses só não desenvolveram ainda mais seus animes devido as proibições e restrições quanto a liberdade de expressão sobre o que pode ou não ser transmitido no país, mas tal fator que seria intensamente negativo acabou por ser uma chance para o desenvolvimento e inspiração para novos tipos de obras, fugindo dos estilos que seriam motivos para criar estereótipos. E como a China não permite certos tipos de temas em suas produções, temas como o ecchi acabam por aparecer em quantidades mínimas ou sutis, o que atrai também o público que não se sente bem com isso ou que acham até desnecessário nas obras.

Outro fator que ajuda muito o início do sucesso para as produções chinesas é o fato de que há uma certa aparência de que os estúdios japoneses só buscam o lucro em troca do decaimento de suas próprias obras, como a crescente quantidade de CGI (computação gráfica) de má qualidade nos animes, como nos animes Nier: Automata que foi intensamente criticado ainda em seu primeiro episódio ou no anime Kaminaki Sekai que foi indicado ao anime com o pior CGI da história dos animes também ainda em seu primeiro episódio.

É fato que os animes chineses também costumam ter animações bem ruins, mas atualmente há estúdios que estão investindo pesado em suas animações, e há certos animes, hoje com fama mediana, que inclusive são produzidos na China de forma terceirizada e as vezes por completo.

Vale destacar também a distribuidora Bilibili, uma distribuidora chinesa responsável por várias animações que vem se destacando muito nos últimos anos, com vários donghua (anime chinês) como The Daily Life of the Immortal King e cooperando na produção de vários outros, incluindo animes japoneses e jogos como Azur Lane.

Caso os japoneses continuem com suas animações dependentes de temas repetitivos e apelativos, além da priorização do lucro acima da qualidade em suas obras, será realmente possível que no futuro as produtoras chinesas ganhem posição sobre as produções de animes, e não só os chineses mas até mesmo os sul-coreanos já estão subindo a escada na indústria do entretenimento com o K-POP, doramas e é claro, o Manhwa, a versão coreana do mangá japonês.

Opinião própria

Acho extremamente difícil o Japão perder sua soberania, mas acho que essa pressão sobre eles pode ser muito bom, já que agora há mais concorrentes na indústria onde apenas o Japão reina. Talvez com essa pressão, os estúdios passem a buscar por novos temas, qualidade e busquem agradar a todos os tipos de públicos e não só a um grupo específico, afinal eles dependem do público para obter sucesso. Há ainda mais um fator positivo em ter obras além das japonesas, como a oportunidade para conhecer novas culturas e gostos, afinal existem outros lugares tão belos quanto o Japão e muitos fãs de animes só pensam no País do Sol Nascente e esquecem das paisagens e histórias que os países ao redor tem a oferecer.

Animes (Donghua) Chineses que Valem a Pena Assistir

Mo Dao Zu Shi – Grandmaster of Demonic Cultivation

Mesmo com seus esforços para derrubar o tirânico Wen Clan, Wei Wuxian é temido pelo mundo por ter percorrido o mundo de forma devassa, por isso os mais poderosos clãs se uniram para derrotá-lo.

Treze anos depois ele encarna no corpo de Mo Xuanyu, um homem desprezado por sua família e rejeitado por seu clã, mas que sacrificou seu corpo a Wei Wuxian para que ele fosse vingado.

Ao acordar, ele acaba se encontrando a contragosto com um rosto familiar do passado (um velho inimigo) e embarcando em uma jornada para desvendar os mistérios sobre os eventos que causaram a morte de várias pessoas, além de haver uma trama desdobrando secretamente em segundo plano.

The Daily Life of the Immortal King

Wang Ling é um jovem feiticeiro prodígio muito poderoso sendo capaz de derrotar um rei demônio com apenas 6 anos, mas se encaixar no ensino médio é muito complicado e desafiador para ele.

Para piorar, há um aumento das ameaças sobrenaturais e Wang pode ter que suspender seus estudos para salvar o mundo.

Hitori No Shita – The Outcast

Cho Soran é um estudante do colegial que leva uma vida pacata até se envolver em um terrível incidente em uma pequena vila. Ao caminhar por um cemitério (quem caminha em um cemitério?), Cho Soran é atacado por zumbis e quando tudo parecia estar perdido, uma garota misteriosa salva sua vida.

Tales of Demons and Gods (Manhua / meu favorito)

Nie Li, o mais poderoso Espiritualista Demoníaco e estando no topo do mundo marcial, morre durante a batalha com o Imperador Sábio e as Seis Bestas de Nível Divino, mas por sorte, sua alma retorna ao passado para quando ele tinha 13 anos.

Mesmo sendo o mais fraco de sua turma, com a ajuda de seu vasto conhecimento de sua vida passada e através dos métodos de evolução que aprendeu durante toda a sua jornada, Nie Li busca se tornar o mais forte de sua turma e um dos mais fortes de todo o seu reino.

Lembrando-se do passado, ele começa a se preparar para defender seu reino do futuro catastrófico que o espera.

(Há uma versão de animação dessa obra, mas sua animação não é tão boa, por isso recomendo a leitura de sua versão manhua e novel).

Nan Hao & Shang Feng (Manhua)

Dois amigos levam uma vida escolar bem fora do comum, se envolvendo em várias brincadeiras e confusões no estilo Nichijou, onde há personagens virando jacaré, lutas fantasiosas épicas, fujoshis que fazem yaoi dos colegas e professores se reunindo para o Just Dance.

Animes Coreanos e Manwhas Incríveis

Por quê não colocar alguns animes coreanos e manwhas incríveis nessa lista? A Coreia do Sul também não fica para trás no requisito dos animes e obras para leituras. Não há um estúdio coreano dedicado à animes realmente famoso atualmente, mas isso não impediu o país a ter diversos manwhas muito famosos e queridos pelo público, chegando ao ponto de terem animações sendo produzidas por estúdios japoneses que optaram em se arriscar para as produções de obras do país vizinho.

Tower of God – Kami no Tou (meu favorito)

“Chegue ao topo da torre e realize todos os seus sonhos. Não importa o que você quer, estará lá no topo”.

No mundo de Tower of God há alguns seres conhecidos como regulares que são escolhidos para subirem a torre. Uma longa subida com inúmeros testes, desafios físicos e psicológicos que podem até levar à morte dos participantes.

O anime acompanha Baam, um garoto misterioso que vivia em um buraco escuro e que só conheceu o que é viver através de Rachel, uma estranha viajante.

Quando Rachel inicia sua subida para a torre, Baam, sem motivos para viver sem ela, decide segui-la para essa torre mortal.

(Para quem já assistiu ou planeja assistir provavelmente irá reparar que o nome do protagonista é o mesmo que meu nickname do blog, afinal ele é um bom personagem e muito querido por mim. Também tem de tudo nesse anime, como um cara jacaré e até um argentino).

The God of High School

Uma organização misteriosa está enviando convites para cada lutador habilidoso e poderoso da Terra para participar de um torneio em troca de ter o que quiser caso seja o vencedor.

Basicamente um anime onde os personagens saem na porrada com várias pessoas por causa de um prêmio, tipo um Mortal Combat ou Street Fighter.

Solo Leveling

Algumas pessoas comuns receberam o poder de caçar monstros após o “Portão” conectar o mundo real com o dos monstros. Essas pessoas que receberam poderes são conhecidos como “caçadores” por serem muito poderosos, mas nem todos são capazes de lutar, como no caso de Sung Jin-Woo, um jovem que carrega o título de “mais fraco do mundo”.

Após sobreviver a uma masmorra dupla esmagadoramente poderosa que dizima seu grupo, um programa misterioso conhecido como Sistema o escolhe como seu único jogador e lhe dá a habilidade extremamente rara de subir de nível em força para além de qualquer limite conhecido.

Jin Woo parte para uma jornada afim de descobrir os segredos das masmorras e a verdadeira fonte de seus poderes.

Espero que gostem.
Humildemente escrito por XXVBam.

By Xxvbam

One thought on “Fim da Soberania Japonesa no Mundo dos Animes”
  1. O Mercado japonês na minha opinião está com medo, este ano deveria ser o ano de solo.leveling, mas como a produção do anime está sendo feita por japas, mudaram completamente a história pra se tornar mais japonês e perdendo todo seu brilho. Quanto a animação de tales of demons and God eu gostei da animação 3D, o foda é ter apenas 6min :/.
    Acrescentaria ainda douluo daluo, e the king avatar títulos que me ganharam e são referências até hj sobre animes que não são Japan.

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