Todo fã de anime que se preze sempre tem aquele amigo fã de JoJo que tenta a todo custo te fazer assistir, mas afinal de contas o que é JoJo? O que há de tão bizarro nesse anime? Vale mesmo à pena assistir? Vamos te contar um pouquinho sobre. JoJo’s Bizarre Adventure (ou só JoJo para os mais íntimos) é uma obra criada por Hirohiko Araki, seu lançamento em mangá começou em 1987 com a série de Phantom Blood, a primeira de nove partes de JoJo. Atualmente o mangá ainda está sendo lançado com a série The JoJolands desde fevereiro desse ano.
Mas o que seriam essas partes e afinal sobre o que é JoJo? JoJo conta a história da linhagem da família Joestar conhecida por ter uma marca de estrela na parte de trás do ombro esquerdo, começando por Jonathan Joestar, e seguindo todos os seus sucessores, cada parte conta as aventuras vividas por cada um deles. Parece bem simples né? Mas JoJo passa bem longe da simplicidade, e como o próprio nome diz, acerta na bizarrice. Com vampiros, seres divinos, mafiosos, serial killers e até mesmo o presidente dos Estados Unidos! JoJo também conta com um reset do universo e hoje vamos falar um pouco sobre as partes antes desse reset!
Parte 1 – Phantom Blood
Começamos com Jonathan Joestar nosso querido gentleman mas antes de falar dele em si vamos contar um pouquinho sobre algo que aconteceu quando ele ainda era um bebezinho. Inglaterra, ano de 1868, durante um acidente onde uma carroça cai de um penhasco Dario Brando vê ali uma oportunidade de faturar com os pertences dos acidentados, ele só não esperava que ao roubar a mulher que havia morrido na queda, seu marido, George Joestar I estaria vivo e contemplando a situação, ele porém pensou que Dario estava tentando ajudá-la e nesse dia criou uma dívida com ele, na carroça estava também Jonathan Joestar, seu filho, esse são e salvo e uma estranha máscara de pedra.
12 anos depois Dario morre, e, como uma forma de quitar sua dívida, George resolve criar seu filho Dio Brando para que ele cresça e se torne um cavalheiro. O primeiro encontro entre nosso JoJo e Dio no entanto não é nada agradável, com Dio simplesmente chutando o cachorro de estimação de JoJo na sua frente. Desde então os dois crescem com uma rivalidade gigantesca onde Dio se mostra uma pessoa ambiciosa e sem escrúpulos que quer sempre mais e mais, mesmo que pra isso tenha que infernizar a vida de JoJo.
Com o passar dos anos Dio constrói cada vez mais uma fachada de bom moço, simultaneamente a isso a saúde de George vai se deteriorando (Coincidência?), JoJo se encontra preocupado com seu pai, e Dio mais do que nunca continua a o importunar, até mesmo em sua vida amorosa, JoJo começa a desconfiar que Dio estaria conspirando contra a vida de seu pai então sai em busca de provas. Ao retornar e emboscar Dio, mostrando toda a verdade ao pai, tudo parecia ter terminado, mas ele conseguiu se safar matando George e usando a máscara de pedra (aquela mesmo que estava na carroça que tombou no começo) assim Dio se transforma em um vampiro. Desde então JoJo passa por vários treinamentos de Hamon, com o mestre William A. Zeppeli, na intenção de derrotar Dio.
Parte 2 – Battle Tendency
49 anos após a morte de Jonathan, em 1938, escavações arqueológicas descobrem uma nova espécie parecida com seres humanos no México, o Homem do Pilar, ele tem pulso mas, no entanto, está petrificado. Enquanto isso em Nova Iorque o encrenqueiro Joseph Joestar entra em atrito com dois policiais e depois de nocauteá-los foge com Smokey, um batedor de carteiras que acabou de conhecer. Apesar de ser neto de Jonathan, Joseph passa bem longe de ser um cavalheiro mas herdou sua habilidade para usar o Hamon, ele vive com sua avó Erina Pendleton e Speedwagon, antigo companheiro de seu avô.
Na cidade Joseph recebe a informação de que Speedwagon morreu pelas mãos de um monge durante sua viagem ao México, poucos dias depois esse monge aparece atrás de JoJo transformado em um vampiro, os dois entram em um confronto com direito até a metralhadora e nosso protagonista sai vitorioso recebendo a informação sobre o Homem do Pilar, JoJo então decide ir até o México em busca de respostas. Simultaneamente a isso um Major do exército alemão nazista, Stroheim, mantem Speedwagon (Vivinho mas nem tão em folha) e Santana, nome dado ao Homem do Pilar, sob seus “cuidados”.
Já no México JoJo se encontra no meio do deserto rumo ao local onde Speedwagon foi supostamente morto, ele está sendo seguido por um mercenário nazista chamado Donovan que, ao ser descoberto, é facilmente derrotado e entrega a JoJo informações sobre a localização da instalação onde estão tentando reviver Santana. Depois de se vestir de Drag pra conseguir invadir o local JoJo se encontra com Stroheim, mas se encontra também com Santana já despertado e eliminando soldados nazistas, por ser uma clara ameaça mundial JoJo e Stroheim se unem para derrotar o Homem do Pilar. O nazista termina fatalmente ferido mas junto com JoJo ambos conseguem derrotar Santana usando a luz do sol.
Como nem tudo são flores outros 3 Homens do Pilar são descobertos em um certo lugar na Europa e para derrotá-los JoJo precisa melhorar o seu Hamon, pra isso ele vai a Roma se encontrar com Lisa Lisa, sua nova mentora, e Caesar A. Zepelli, neto de Willian Zepelli, para juntos destruírem os Homens do Pilar.
Parte 3 – Stardust Crusaders
Agora chegamos nela a queridinha de muuuita gente, Stardust Crusaders começa no Japão, numa cadeia, com a mãe de nosso protagonista, Holly Joestar ou Holly Kujo (nome de casada), discutindo com um policial sobre a recente prisão de seu filho, o delinquente Jotaro Kujo, que mandou 4 homens para o hospital com 15 fraturas no total e que, mesmo já tendo sido liberado, se recusa a deixar sua cela alegando estar possuído por um espírito maligno, ele chega até mesmo a roubar a arma de um dos policiais a atirar contra sua própria cabeça para mostrar que a bala não o acertaria devido a esse espírito e de fato a bala fica suspensa no ar. Preocupada com seu filho Holly é forçada a chamar reforços e liga para seu pai, Joseph Joestar, para vir averiguar o que se passa com seu neto.
Já com algumas suspeitas Joseph chega no Japão e com ele está Avdol, um amigo que ele conheceu no Egito 3 anos atrás e que pretende ajudá-lo. Avdol consegue tirar JoJo de sua cela (na base da briga) e Joseph confirma suas suspeitas, JoJo tem um Stand (Stands são a manifestação física da energia vital de seu usuário), já mais calmos e fora da cadeia Joseph pode explicar o motivo da aparição dos Stands, 4 anos atrás um navio encontra um caixão no fundo do oceano, dias depois ele é encontrado sem tripulação e apenas com esse mesmo caixão aberto, nesse caixão estava selado ninguém mais ninguém menos que Dio, ao ser liberto algo mudou na linhagem Joestar e logo os Stands começaram a se manifestar.
Na sua escola JoJo sofre um ataque de outro usuário de Stand mandado por Dio, Kakyoin Noriaki, que ao ser derrotado é levado ainda inconsciente por JoJo para a casa de Holly, lá eles descobrem que Kakyoin estava sendo controlado por uma semente de carne do Dio e após ser retirada ele passa a ajudá-los. Logo após Holly começa a sentir os efeitos do seu Stand despertando, mas por não ser forte o suficiente para controlar um Stand ele começa a consumi-la e continuara assim até que ela morra. Agora mais do que motivados JoJo, Joseph, Avdol e Kakyoin partem rumo ao Egito em busca de Dio para matá-lo e impedir que Holly morra.
Parte 4 – Diamond is Unbreakable
Chegamos ao ano de 1999, dessa vez estamos na pacífica cidade de Morioh, Jotaro, agora biólogo marinho, chega nessa cidade em busca de Josuke Higashikata, nosso amável protagonista e filho ilegítimo de Joseph, sua personalidade amável porém só se mantém até insultarem seu penteado o que faz com que ele perca a cabeça e dê uma surra em quem quer que seja. Jotaro primeiramente pede informações para Koichi Hirose, um estudante que estava apenas passando, mas logo em seguida encontra Josuke sendo vítima de alguns veteranos valentões que cometem o fatídico erro de rir de seu penteado, o que resultou em um Josuke extremamente zangado que rapidamente desceu pro soco e botou seus veteranos pra correr, nesse momento Jotaro percebe que o Higashikata também possui um Stand e logo se apresenta para ele.
Depois de se apresentar e dizer a Josuke algumas informações para o identificá-lo Jotaro diz a que veio, a família Joestar descobriu sobre essa escapadinha de Joseph e tá tudo uma confusão, especialmente entre Joseph e Suzy Q, sua esposa furiosa, Jotaro veio informar a Josuke sobre sua parte na herança de Joseph e o alertar sobre um perigo que assola a cidade de Morioh, um usuário de Stand com uma aura maligna que foi capturado pelo Stand de Joseph, antes que pudesse terminar de falar com o Higashikata eles foram interrompidos e Josuke teve que ir pra escola antes que se atrasasse. Durante a volta pra casa ele se depara com uma multidão em volta de um supermercado, um homem estava fazendo uma mulher de refém e ameaçava esfaqueá-la, no meio de toda essa confusão o criminoso acaba ofendendo o cabelo de Josuke o que resultou nele imobilizando o criminoso e salvando a mulher. Depois disso Josuke percebe o Stand do cara perigoso que Jotaro o havia alertado saindo da boca do homem que ele acabara de imobilizar e ele diz que estaria de olho em Josuke, o que o deixa alerta.
No dia seguinte Jotaro liga para Josuke para poder marcar um encontro, mas enquanto conversam Ângelo, o tal cara maligno, se ocupa de invadir a casa de Josuke com seu Stand, que acaba atingindo a mãe Higashikata Tomoko, seu filho, ainda no telefone com Jotaro, logo percebe e usa seu Stand para capturá-lo usando um frasco de água, Jotaro então se põe a caminho para que destruam o Stand. Durante esse meio tempo Tomoko sai de casa e logo o avô de Josuke chega de seu trabalho como policial, num momento de descontração Jotaro chega fazendo com que Josuke se distraia do frasco com o Stand e nesse momento seu avô o engole sem saber, o que resultou em sua morte e na fuga do inimigo, irado Josuke promete ocupar o lugar de seu avô e proteger a cidade de Morioh e junto com Jotaro se prepara para enfrentar Ângelo.
OBS.: Ângelo não é o vilão principal dessa parte, mas como ele só aparece mais pro final do mangá/anime não tem como resumir tudo que acontece até lá aqui.
Parte 5 – Golden Wind
Dessa vez chegamos em Nápoles, no sul da Itália, ano de 2001, uma cidade tomada pelo crime e pelas drogas, nessa parte nada usual seguiremos o malandro Giorno Giovanna que é (preparem os corações) um filho de Dio, por motivos que não posso colocar aqui pois seriam um spoiler lá da parte 1 nosso protagonista da vez não será um descendente tão direto da linhagem Joestar mas há um motivo por trás de tudo. Tudo começa com Giorno indo ao aeroporto, depois de furtar alguns pedestres e pessoas aleatórias que cruzaram seu caminho, lá ele se encontra coincidentemente com Koichi Hirose, aquele amigo do Josuke lá da parte 4, que está na Itália justamente para investigar Giorno a pedido de Jotaro, mas pelo fato do cabelo dele ser loiro Koichi não o reconhece de cara pois na foto que lhe foi dada ele ainda tinha cabelos pretos (o cabelo de Giorno não é pintado de loiro, foi ficando dessa cor com o tempo devido aos genes de Dio), Giono então se oferece para levar Koichi para a cidade por uma pequena quantia de dinheiro, ele reluta mas aceita e no final acaba tendo sua mala roubada por Giorno.
Essas atividades acabam deixando Luca Lacrimejante, um membro de gangue, irritado, pois Giorno não estaria pagando para atuar na sua área da cidade, logo os dois se encontram e por uma fatalidade do Stand de Giorno Luca acaba levando o dano de uma pá enorme na cabeça e ficando inconsciente. Já na cidade Koichi encontra novamente aquele que roubou sua mala e logo eles entram num curto embate que resultou na fuga de Giorno, Koichi percebeu então que esse era o cara que estava procurando mas Jotaro lhe aconselha a ficar longe dele. Giorno então vai até um bonde onde se encontra com uma figura estranha.
Bruno Bucciarati está atrás de Giorno a mando do chefe de Luca Lacrimejante e eles entram num embate com direito até a lambida na cara, a luta começa num bonde mas termina com um monólogo de conspiração sobre a venda de drogas para menores de idade em uma praça e Giorno fala sobre se tornar um Gang-star e tomar o lugar do chefe de Bucciarati, que fica tocado e resolve indicá-lo para que entre na Passione, gangue em que trabalha, e consiga realizar seu sonho, ele o leva até Polpo que irá entrevistá-lo dentro da prisão. Assim que consegue passar no teste Giorno é enviado para atuar no grupo de Bucciarati, e depois de ser recebido com uma xícara de xixi dos outros membros eles começam a agir juntos e Giorno fica mais perto de seu sonho de derrotar o misterioso chefe da Passione e roubar seu lugar.
Parte 6 – Stone Ocean
Finalmente chegamos a sexta parte e depois de passarmos por vampiros, mafiosos, serial killers e seres divinos voltamos à família Kujo, ano de 2011, com uma parte que se passa na prisão, sim, na prisão e dessa vez não é o Jotaro preso de novo e sim sua filha distante, Jolyne Kujo (finalmente teremos uma JoJo mulher!). Ao ser acusada injustamente de assassinato e ocultação de cadáver Jolyne se vê sem saída quando seu advogado e seu namorado armam sua prisão e ela é condenada a 15 anos na prisão de segurança máxima Green Dolphin Street, também conhecida como ‘O aquário’.
Pouco antes de ser enviada para lá Jolyne recebe um amuleto de seu pai, que era guardado por sua mãe, por intermédio de seu advogado, e nele continha um pedaço de uma flecha que gera stands, mesmo sem ter conhecimento dessa informação ela acaba cortando seu dedo na ponta da flecha ganhando assim o Stone Free. Com isso Jolyne entra em uma luta para sobreviver entre as detentas do aquário.
Jotaro ao saber das dificuldades da filha vai até seu encontro com a intenção de ajudá-la a fugir mas Johngalli A. um usuário de stand os intercepta. Junto com o stand Whitesnake de Enrico Pucci, nosso vilão principal e ex-seguidor de Dio, Jotaro perde seus discos de memória e Stand, virando praticamente um vegetal, apesar da ira que sente de seu pai por tê-la abandonado Jolyne se vê obrigada a salvá-lo e impedir os planos misteriosos de Pucci.
Essa é a última parte que apresentaremos aqui hoje, mas logo logo sai a parte dois do blog com as partes Steel Ball Run, JoJolion e The JoJolands. Se você curtiu comenta aí qual sua parte preferida ou qual você achou a mais bizarra!