Em uma das primeiras publicações de nosso blog, apresentamos os trabalhos e dificuldades que os artistas de mangá tem para criar e produzir suas obras, como prazos apertados, bloqueio mental no momento da produção, cansaço e o estresse. Bem, agora imagine que do nada vem uma pessoa se tornando famosa quando simplesmente usou um programa para criar um projeto em segundos e com o mínimo de dificuldade.
Atualmente observamos meios muito mais simples para criarmos desenhos incríveis de forma rápida, barata e que não nos cansa. O uso da IA (Inteligência Artificial) permite criarmos diversas obras de arte facilmente, onde é necessário escrever apenas algumas palavras para um programa utilizar algoritmos para calcular e compreender os dados que enviamos, e a única coisa difícil nesse processo de criação é ter que escrever os dados que queremos em inglês (é só usar um tradutor), analisar diferentes imagens criadas e ter internet para usá-la.
Se é tão simples assim e se pode ajudar tanto em uma produção, qual é o problema em seu uso? É mais simples que se possa imaginar. A IA faz o uso de diversos dados gravados em seu sistema de rede neural, logo é necessário apenas buscar em sua “memória” os dados que queremos. Para uma explicação mais simples, a IA não cria algo do zero, ela utiliza os pequenos dados gravados em sua “memória” para criar algo ainda maior que o original, o que é uma forma um pouco mais discreta para dizer que ela copia outras artes.
Como ela “apenas” copia os desenhos de outros autores, diversos artistas têm se incomodado por terem suas obras copiadas e comparadas com as obras criadas através de um meio artificial. Outro fator principal é que tal meio de produção desvaloriza todo o longo trabalho dos artistas, os quais passam horas, dias e as vezes meses, para criar um único quadro, ou autores que passam por longos hiatos devido as dificuldades ou imprevistos para produzirem suas obras. Devido a isso, enquanto há pessoas se matando de cansaço e estresse para criar suas obras, há um programa que apenas lê as obras desse mesmo autor e cria uma copia em segundos.
Um dos casos mais famosos sobre o uso da IA para criar uma obra é a produção do mangá “Cyberpunk Momotaro” do autor anônimo @Rootport no Twitter. A obra é uma adaptação futurista da lenda japonesa de Momotaro. O grande problema em sua criação é que diversos autores e artistas ficaram descontentes com o uso da IA para criar uma obra surreal de forma tão simples, já que isso pode desvalorizar muito os seus próprios trabalhos, além de que são possíveis notar muitas referências visuais de obras do estilo cyberpunk, como do filme Blade Runner.
Outros casos também vão para as empresas, as quais estão fazendo o uso da IA para a geração de imagens para capas de seus produtos. Nesse caso, o problema da desvalorização dos artistas é o fator mais visível, já que ao invés de contratar um desenhista profissional que levaria dias para criar um desenho, as empresas apenas usam a IA para criar um desenho em minutos.
Sinceramente, usando minha opinião própria, devo admitir que o uso da IA é de grande ajuda para diversas pessoas, já que ela permite criarmos trabalhos bem únicos e de nossa própria autoria, isso possibilita também que pessoas com talento “zero” possam criar suas próprias obras, como mangá e manhwa, além de ajudar não só as grandes empresas, mas também aos pequenos comerciantes, que agora podem ter imagens para painéis gráficos e quadros por um preço muito acessível.
Acredito que isso também seria de imensa ajuda para estúdios de animação, pois seria possível usar a tecnologia IA para automatizar e facilitar trabalhos repetitivos e tediosos das animações (imagina os cara que criam hentai passando horas detalhando aos mínimos detalhes uma pomba e no final elas sendo censuradas, sacanagem). O uso da IA também permite que os animadores possam dedicar mais tempo para focar e aprimorar seus trabalhos sem se preocuparem com os prazos e podem ter boa qualidade em suas produções.
Uma das mais famosas ferramentas para a criação de obras através da IA é a Midjourney presente no Discord, claro que também há outros programas de leitura e criação, mas a mais usada e que conheço bem atualmente é esta. Vou mostrar algumas imagens geradas por essa ferramenta, incluindo algumas que criei, assim como a capa deste post que criei baseado nas obras Cyberpunk, Akira e nas obras do autor Junji Ito.
É possível gerar diversas imagens diferentes e muito realistas com as ferramentas da IA de forma muito simples e sem dificuldades, claro que pode ser um pouco difícil para quem não possui experiência, mas é bem simples de se criar, já que a Midjourney no Discord possui um manual de como usar, além disso, um simples vídeo no YouTube também ajudaria.
É simples se tornar um grande artista com um bom uso da IA.
Humildemente escrito por XXVBam.